A plataforma do processo de auxílio à transição
Uma ideia forte não vale nada sem um conceito objetivo e uma implementação inovadora. No projeto, o ]init[ Group implementou a plataforma processual central para a ajuda económica Corona dos governos federal e estadual, em nome do Ministério Federal da Economia e da Proteção do Clima (BMWK).
Digital desde a aplicação até ao pagamento. Tratava-se de um projeto de digitalização numa escala sem precedentes - com um significado especial para a economia alemã, grande importância social e o mais alto nível de atenção política. Uma plataforma para o processamento da ajuda económica ao coronavírus destinava-se a ajudar a conter as consequências económicas da pandemia. Através dos programas de ajuda, as autoridades responsáveis pagaram mais de 56 mil milhões de euros de ajuda económica a mais de 2,4 milhões de requerentes.
No início do programa, o governo federal viu-se confrontado com grandes questões: como é que os governos federal e estaduais podem garantir uma implementação rápida? E ainda cumprir os complexos requisitos regulamentares e as condições do quadro jurídico da UE, bem como os mais elevados requisitos de segurança e proteção de dados? E como é que as autoridades responsáveis podem pagar a ajuda urgentemente necessária aos candidatos elegíveis de uma forma direccionada e o mais rapidamente possível?
O ]init[ Group acompanhou a BMWK, responsável pelo projeto, ao longo de todo o processo e, com a sua abordagem holística, forneceu uma solução personalizável e preparada para o futuro: uma plataforma de processos de ponta a ponta e o portal de informações para a BMWK ueberbrueckungshilfe-unternehmen.de.
Todo o processo administrativo digitalizado
A plataforma combina vários componentes de código aberto e produtos low-code, bem como interfaces normalizadas, com um objetivo: mapear digitalmente todo o ciclo do processo de candidatura e aprovação sem descontinuidade dos meios de comunicação social. As empresas de todos os estados federais podem informar-se sobre os vários tipos de auxílio, apresentar o pedido digitalmente ou através de terceiros verificadores e acompanhar o estado do processamento.
Todos os gabinetes de autorização dos estados federais utilizam os novos procedimentos especializados, que apoiam o processo de processamento com controlos de dados (parcialmente) automatizados. Para o efeito, o ]init[ Group desenvolveu completamente os procedimentos especializados e integrou-os na plataforma.
Para além disso, a criação e o pagamento de notificações são também etapas de processo recentemente criadas e componentes integrados do procedimento especializado. Os vários métodos de autenticação oferecem um elevado nível de segurança, incluindo o registo através de certificados ELSTER, a conta de utilizador federal com o novo cartão de identificação e o BayernID. A infraestrutura técnica foi concebida para operar a plataforma em todos os 16 estados federais e em vários programas de apoio.
A assistência de liquidez urgentemente necessária deve chegar às empresas e aos trabalhadores independentes de forma rápida e desburocratizada. A plataforma informática de âmbito nacional e a boa cooperação com os Estados federados, as entidades de auditoria e o ]init[ Group contribuíram significativamente para o nosso sucesso.
Chefa do Departamento de Política das PME, Ministério Federal dos Assuntos Económicos e da Proteção do Clima
Realização em tempo recorde
O ]init[ Group implementou a plataforma nacional no âmbito de um projeto de implementação da Lei de Acesso em Linha (OZG) do Ministério Federal da Economia e da Proteção do Clima (BMWK). Apenas algumas semanas se passaram entre a conceção dos programas de ajuda ao coronavírus em junho de 2020 e a primeira candidatura em ueberbrueckungshilfe-unternehmen.de. Seguiram-se outros programas de ajuda, que ficaram disponíveis em linha em todos os estados federais pouco depois do acordo político sobre as condições de financiamento.
Desde então, novos programas de ajuda foram adicionados à plataforma num curto espaço de tempo. Os especialistas de todas as áreas de serviço trabalharam lado a lado para cumprir o calendário apertado.
A ajuda de transição mostra a rapidez com que um serviço administrativo pode ser digitalizado com o máximo empenho de todos os envolvidos a nível federal e estatal. Nesta situação de crise, lançámos um procedimento em linha que representa um marco na implementação da OZG como o primeiro processo totalmente digitalizado de ponta a ponta.
Diretora de Operações, ]init[ Group
Mais informações sobre o projeto
- Implementação de mais de uma dezena de programas de financiamento às empresas afectadas pela pandemia do coronavírus, desde a candidatura ao processamento, aprovação e pagamento até à liquidação final, em 17 procedimentos nacionais de candidatura e processamento normalizados numa única plataforma: até à data, foram apresentadas mais de 2,4 milhões de candidaturas através da plataforma e já foram pagos mais de 56 mil milhões de euros às empresas afectadas.
- Aconselhamento estratégico, especializado e técnico aos ministérios e aos 21 organismos de aprovação para a criação dos diferentes programas de financiamento, incluindo o apoio às acções de comunicação política e de relações públicas.
- Estabelecimento e operação de uma infraestrutura altamente segura e escalável no centro de dados do ]init[ Group.
- Conceção e implementação da arquitetura global da plataforma, que consiste numa componente de registo com ligação ELSTER e numa aplicação federal normalizada e num procedimento especializado baseado numa combinação de diferentes tecnologias, incluindo estruturas OSS como KeyCloak e Java Spring Boot, produtos de software como Pega Low Code Platform, Government Site Builder, CoreMedia e outras ferramentas (por exemplo, Docker).
- Conceção e implementação de várias interfaces, incluindo o intercâmbio normalizado de dados com fundos federais e estatais e a reconciliação automatizada de dados com outras autoridades para determinar a elegibilidade das candidaturas.
- Abordagem ágil do projeto com um envolvimento estreito dos ministérios federais e estatais responsáveis, bem como de 21 agências de financiamento.
Cria connosco a sociedade digital do futuro!
Manuela Lorber
Diretora Geral
+351 929 341 653